Sa?de Vocal

VOC? SE PREOCUPA COM SUA SA?DE VOCAL PARA TER UM CANTO EM FORMA?

Ol? Pessoal!

Hoje vamos falar de Sa?de Vocal. Um assunto t?o b?sico, por?m menos procurado pelos aspirantes ao canto, cantores amadores e profissionais (n?o devia ser assim, n??).

Quem n?o quer cantar fazendo aqueles efeitos maravilhosos na voz, tipo: drives, melismas, yodel’s …
Para isto acontecer, a sa?de vocal precisa estar em alta.

Todos querem cantar com a voz perfeita, executando lindos agudos, com agilidade, ter pleno dom?nio sobre a voz,
mas para que tudo funcione perfeitamente, voc? cantor deve se preocupar com o pleno funcionamento de seu aparelho vocal.

Antes de come?ar a falar diretamente sobre o assunto, vamos ver a defini??o de sa?de:

Sa?de ? o:

  1. Estado de equil?brio din?mico entre o organismo e seu ambiente, o qual mant?m as caracter?sticas estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.
  2. Estado de boa disposi??o f?sica e ps?quica; bem-estar.

 

Agora vamos ? sa?de vocal

Falar em sa?de vocal ? ter o canto em forma.

Para isso, ? necess?rio entender o que ?, e o que n?o ? bom para sua voz.

O que n?o ? bom para sua voz:

  • ?LCOOL: Se voc? tem o h?bito de beber enquanto canta, ent?o deleta isso de sua vida. O ?lcool desidrata as pregas vocais;
  • FUMAR: ? o inimigo da respira??o, portanto inimigo de sua voz;
  • ALIMENTA??O: Comer demasiado antes de cantar e comidas pesadas, n?o fazem bem para sua voz. O seu est?mago no processo digestivo pode promover refluxo-esof?gico e gases que v?o atingir suas pregas vocais;
  • FALAR MUITO ALTO E EM LUGARES RUIDOSOS: Outro inimigo para sua voz ? falar alto, algo que exp?e e machuca seu trato Vocal e a competi??o sonora. Leia o Post sobre a voz falada do cantor, da fonoaudi?loga Marriet Pires;
  • USO DE SPRAY: ? a m?scara dos problemas vocais. Certos sprays at? parecem inofensivos, mas alguns possuem a??o anest?sica.
    Alguns cantores, mesmo em quadro viral, usam este recurso, s? que ao final da performance, ? comum observar um avan?o na patologia existente, pois como n?o houve o sintoma por conta da a??o anest?sica, o uso da voz debilitada pode ocasionar les?es ainda maiores.

O que ? bom para voz?

  • BEBA BASTANTE ?GUA: beber ?gua faz bem para o corpo e para a sa?de vocal, devido a hidrata??o. Pregas vocais hidratadas ? sin?nimo de baixo impacto no atrito, no ato da coopta??o das pregas vocais.
  • AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO: Lembre que antes de cantar, sua musculatura est? praticamente em repouso, pois a voz cantada requer um esfor?o maior do que a voz falada. E ao final da sua apresenta??o, a musculatura ainda estar? “ativa” , mesmo que n?o esteja cantando, por isso ? t?o importante desaquecer.
  • ALIMENTA??O SAUD?VEL: Alimenta??o balanceada traz diversos benef?cios, inclusive para a voz. Al?m de promover sa?de f?sica e corporal, voc? n?o correr? o risco de desenvolver refluxo-esof?gico. Para isto, procure ajuda de um nutricionista.
  • DORMIR BEM: O sono ? amigo da voz. Noite bem dormida, musculatura relaxada, baterias recarregadas.

 

DICAS DE EXERC?CIOS:

  1. Bocca Chiusa: ? o famoso Humming usado para aquecer e acionar os ressonadores. Lembra daquele bolo delicioso da vov?? Quando voc? come faz hummmmmmm!!! Ent?o fa?a este hummm sentindo uma coceirinha nos seus l?bios e seu da boca. Al?m de aquecimento ele tamb?m ajuda a retirar aqueles pigarros que incomodam e fazem voc? fazer o ahan prejudicial para a voz. Fa?a no grave, m?dio e aguda, subindo e descendo.
  2. Humming + consoante “M” + vogais: Hummm MAAAA / Hummm MEEE? / Hummm MIIIIIII?/ Hummm MOO?/ Hummm MUU?

    Este exerc?cio tamb?m ? ?timo!!!! N?o esque?a de fazer do grave ao agudo!

  3. Glissando em “U”: Outro exerc?cio maravilhoso para propiciar o esticamento e encurtamento das pregas vocais.

 

Existem ainda outras dicas importantes para ter uma boa sa?de vocal, e manter o canto em forma.

Procure ajuda de um fonoaudi?logo especialista em voz cantada, um professor de canto com forma??o em fisiologia Vocal e fa?a consultas regulares com o otorrinolaringologista.

Lembre que sua voz ? ?nica e insubstitu?vel.

 

Washington Valentim
Professor de Canto